Notícia | Adesão do Brasil ao Registro Internacional de Desenhos Industriais é aprovada na Câmara dos Deputados
30/08/2022
A deputada e relatora do Projeto, Adriana Ventura, recomendou a aprovação e apontou: “A integração do País ao sistema internacional de registros de desenhos industriais permitirá aos usuários nacionais, no ato de registro de suas criações, a possibilidade de proteção simples, rápida e a custos reduzidos nos territórios de 92 países, entre os quais se encontra a quase totalidade das grandes economias do mundo”.
A Sra. Ventura ainda afirma que as empresas e os usuários desses países terão a mesma facilidade de registro de seus desenhos industriais no mercado brasileiro e que isso tornará o Brasil mais atrativo a investimentos, especialmente em setores intensivos em design e inovação.
Hoje em dia, a legislação brasileira e os tratados em vigor restringem a proteção dos desenhos industriais ao território sob a jurisdição brasileira. Com a adesão ao Ato de Genebra, os autores brasileiros poderão, por meio de um único pedido internacional, requerer o registro de seu desenho industrial em 92 países, incluindo Estados Unidos, Japão e Reino Unido.
Os desenhos industriais de origem estrangeira e registrados na Secretaria Internacional da Organização Mundial da Propriedade Industrial (OMPI) também passarão a contar com a proteção no Brasil.
Espera-se que a adesão do Brasil ao Ato de Genebra reduza os custos de transação dos setores que trabalham com design e inovação. Além disso , o governo afirma que a proposta deve facilitar a negociação e a conclusão de acordos comerciais pela ampliação da base legal comum do País com os principais parceiros comerciais.