Notícia | Fifa tenta blindar uso da Copa por empresas
16/05/2010
Só este ano no Brasil, a Fifa já notificou mais de 60 companhias que têm vinculado o torneio a suas campanhas publicitárias e promocionais. De 2007 até hoje, a Fifa moveu 2.500 ações judiciais no mundo inteiro para proteger a marca Copa do Mundo. São mais de 200 palavras associadas ao evento que estão registradas em cartórios de títulos de propriedade dos cinco continentes. Segundo o escritório de advocacia Bhering Advogados, responsável por cuidar dos direitos da Fifa no país, só os patrocinadores podem usar termos como Copa do Mundo, logotipos e símbolos, como troféu e mascotes do evento.
A Fifa também não permite a utilização de expressões “Mundial” e “Copa” em ações que se assemelham ao torneio. – Quando você compra um carro, não quer deixar ninguém, além de você, dirigi-lo primeiro. Acontece a mesma coisa com nossos parceiros comerciais, que compraram o carro, querem a chave e a segurança de que serão os únicos a dirigir – defendeu o diretor de marketing da Fifa, o francês Thierry Weil, em Johannesburgo.
Clique aqui para uma reprodução da notícia. Leia a íntegra desta reportagem no web site do jornal O Globo.
Fonte: O Globo